Notícias
18/04/2018 18h05 - Atualizado em 28/04/2018 12h32
Sindojusto leva demanda dos oficias ao presidente do TJ durante visita de cortesia

A presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Tocantins (Sindojusto), Luana Gonçalves, juntamente com outros oficiais de justiça, participaram na manhã desta quarta-feira, 18, de uma reunião com presidente do Tribunal de Justiça (TJ), o desembargador Euripedes Lamounier.

A visita teve o intuito estreitar o relacionamento com a presidência e levar demandas dos oficiais para conhecimento do desembargador. Entre os pontos discutidos estavam a sobrecarga de trabalho para os oficiais lotados em comarcas em que há cargos em vacância e a possibilidade da realização de um novo concurso.

O sindicato questionou o presidente a respeito das orientações feitas pela comissão de transporte do Tribunal, em relação ao uso dos carros, e também relembrou a disparidade no valor para manutenção dos veículos dos oficiais de justiça em relação aos do Tribunal e sobre a seguridade dos veículos do TJ. Atualmente os carros dos oficiais não são assegurados, nesse sentido, em caso de acidente o profissional em exercício é quem arca com os reparos.

Em resposta aos questionamentos o desembargador falou que a arrecadação tem sofrido uma baixa, em contrapartida, os custos se mantêm os mesmos, o que acaba por restringir a liberdade financeira do TJ para a solução de situações como a apresentada. "A medida que for possível iremos atender", afirmou o presidente do TJ.

Concurso

A oficiala Suzyvanie Vinhadeli representando a comarca de Araguaína, explanou sobre os problemas enfrentados por ela e pelos colegas quanto a sobrecarga de trabalho gerada pelo quantitativo de vagas em vacância. "O que nós percebemos é que há uma má distribuição de oficiais, tem comarcas que tem pouco, tem comarca que excede e tem comarca que falta”, disse ela.

Suzyvanie ainda apontou que além da má distribuição, existem fatores externos que promoveram um aumento no fluxo de trabalho. “O Eproc ajudou muito a melhorar qualidade do nosso trabalho, mas ao mesmo tempo multiplicou a abertura de demandas, sem contar que a população de Araguaína também aumentou". A comarca que deveria funcionar com 21 profissionais, atua hoje com 10.

O presidente relatou ter conhecimento da situação e apontou a realização do concurso, que está em curso, como uma possibilidade de solução desse problema.

Futuro

A presidente Luana Gonçalves e oficiala Samira Campos também da comarca de Palmas, apontaram ainda sobre a necessidade de cursos para atualização dos conhecimentos dos oficiais. Atendendo a essa necessidade será feito um requerimento junto a Escola Superior da Magistratura para que possam ser ofertados cursos voltados à necessidades dos oficiais.

O Desembargador Eurípedes Lamounier descartou por hora a efetivação de um Plano de Aposentadoria Incentivada. De acordo com Lamounier, o atual cenário de instabilidade política tem reflexos dentro do judiciário e reforçou que tudo passa pela disponibilidade orçamentária do órgão.

Para a presidente Luana Gonçalves, o encontro foi visto como favorável uma vez que permitiu essa aproximação com o TJ. “Mesmo que não tenhamos saído daqui com as soluções, foram explanados alguns problemas que necessitam de providências urgentes e acreditamos que podemos estreitar o diálogo com o TJ, para encontrarmos um desfecho positivo para as nossas demandas”, ressalta

 

Av. Teotônio Segurado, Qd. 501 Sul (ACSUSO 50), Conj. 01, Lt. 03, Ed. Executive Center, 8º andar, Sala 812, Centro, Palmas/TO-CEP:77.016-002

© 2016 - Todos os direitos reservados a SINDOJUS.